segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Uma análise sobre o trânsito de Icapuí




A Imprudência, o uso de álcool, o descaso com as leis de trânsito e a falta de fiscalização são as principais causas responsáveis pelo elevado número de acidentes no Município de Icapuí.

Não é difícil observar pelas ruas da cidade, jovens menores de idade pilotando veículos. Estes jovens abusam da velocidade como se estivessem em alguma competição automobilística, e o que é pior, sem usar nenhum equipamento de segurança obrigatório, como por exemplo, o capacete.

Os acidentes em Icapuí ocorrem principalmente nos finais de semana quando as pessoas vão com seus veículos para as festas e praias se divertir. Inevitavelmente nestas ocasiões acontece uma mistura muito perigosa, álcool e velocidade, mistura esta que na maioria das vezes é letal. Em caso de acidente e a vítima tenha a sorte de ter ferimentos leves, o mesmo poderá ser atendido no precário sistema de saúde municipal, mas se o caso for mais grave, e a família não tiver dinheiro, o paciente irá ser encaminhado para os lotados hospitais de Fortaleza.

O IJF (Instituto José Frota) também conhecido como “Frotão” principal hospital de traumas e queimaduras do estado, opera no seu limite máximo, aqueles que são encaminhados para lá acabam esperando dias após dias para serem atendidos em corredores lotados, que na realidade, mais parecem verdadeiras cenas de filme de terror.

A política de trânsito de Icapuí deve ser mudada, é preciso municipalizar o trânsito através de concurso público, colocar gente nas ruas para punir os infratores e não sobrecarregar a polícia militar, pois a mesma já tem que lidar com muitas atribuições. Deve-se também punir os pais dos menores infratores, seja com doações de cestas básicas ou prestação de serviço comunitário. Quantos jovens precisam morrer para que essa realidade seja mudada?


Ricardo Rebouças

1 comentários:

Antônio José disse...

Muito bem companheiro.É preciso que os icapuienses aprendam, não com a morte, mas com a vida, que conduzir veículo sem as devidas condições de segurança é, sobretudo, colocar em risco a sua vida e a de outrem. Também estou refletindo sobre esse problema gritante na nossa cidade e espero ser a nossa fala "uma gota de água no oceano,mas sem ela, o oceano seria ainda menor" Madre Teresa de Calcutá

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes